Você sabe quais são as diferenças entre a moissanite, a zircônia e o diamante? Essas populares pedras preciosas são frequentemente confundidas devido à beleza e o encanto similar.
A incrível semelhança torna muito difícil diferenciar à primeira vista a pedra moissanite da zircônia e do diamante, mas elas apresentam algumas particularidades. A seguir estão as principais diferenças entre elas:
Coloração
Quando se fala da cor de uma gema está se referindo a aparência dela a olho nu. Os diamantes são incolores, mas por serem minerais naturais podem apresentar pequenos pontos pretos em seu interior. Já os moissanites incolores, dependendo da luz, podem apresentar tons de amarelo ou cinza. Também existem moissanites coloridos, assim como as zircônias podem ser confeccionadas em uma variedade de cores. A zircônia pode ser produzida totalmente translúcida e livre de imperfeições, chegando a mesma escala de transparência dos diamantes incolores.
Resistência
A resistência de um mineral é medida através da Escala de Mohs que varia entre um e dez Mohs. Como vimos, o diamante é considerado a gema mais dura encontrada na natureza, possuindo 10 Mohs. A Moissanite fica apenas um pouco abaixo com 9,25 Mohs. Já as zircônias são 1,5 Mohs menos duras em relação aos diamantes.
Brilho
Chamamos de brilho o reflexo da luz no interior da gema. A lapidação influência nos diferentes padrões de brilho. O diamante natural apresenta um índice menor de refração que o moissanite, exibindo um reflexo de luz branca, enquanto o moissanite apresenta um reflexo colorido. Assim como as zircônias quando há luz direta sobre elas, refletem as cores do arco-íris.
Valor
Os diamantes são altamente valorizados na indústria de joalheria e têm um preço elevado em relação a outras pedras preciosas. O valor é classificado através da escala de 4 C’s: Corte, Clareza, Cor, Carat (quilate). Por outro lado, o valor do moissanite varia com base apenas no tamanho da gema, refletindo em preços consideravelmente mais baixos do que os diamantes. A zircônia é uma pedra preciosa sintética e por isso também é muito mais acessível.
Mínimo impacto ambiental
As pedras preciosas naturais são muito raras e dificilmente são encontradas na natureza com um tamanho adequado para lapidação. Por esse motivo, atualmente muitas das pedras utilizadas na alta joalheria são ecologicamente corretas criadas em laboratório atendendo aos mais altos padrões ambientais. Nesse sentido, as gemas moissanite e zircônia cúbica resultam num menor impacto na natureza, pois são confeccionadas sem os problemas ambientais causados pela mineração.
Diante de tanta beleza, não é à toa que muitas pessoas encontram dificuldade em decidir entre essas três preciosidades para uma joia estimada!